São Paulo – O influenciador digital Hytalo Santos e seu marido Israel Nata Vicente foram presos nesta sexta-feira (15) em uma casa em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo. A prisão foi realizada pela Polícia Civil de São Paulo em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça da Paraíba.
Além da prisão, os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão no endereço onde o casal foi localizado, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
Acusações e investigações
Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por suposta exploração e exposição de menores de idade em conteúdos produzidos para redes sociais.
O caso ganhou repercussão após denúncias do youtuber Felca, que acusou o influenciador de adultizar crianças e adolescentes em suas publicações.
As investigações envolvem ainda a Polícia Civil da Paraíba e apontam que o processo está sob sigilo. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux (PB), sob determinação do juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa.
Declaração do Ministério Público
Em nota, o MPPB afirmou que as apurações criminais são conduzidas com “rigor técnico e absoluto respeito aos direitos e à dignidade das vítimas”, reforçando que crianças e adolescentes devem ter sua intimidade preservada.
O órgão também alertou para os riscos de vazamento de informações sigilosas e destacou que o caso exige combate firme à exploração sexual e ao tráfico humano, inclusive em âmbito estadual. Segundo o MPPB, muitas vítimas são aliciadas e exploradas dentro das fronteiras do próprio estado, em situações de vulnerabilidade socioeconômica.
Posição da defesa
A defesa de Hytalo Santos e Israel Nata Vicente, representada pelo advogado Sean Abib, afirmou que ainda não teve acesso à decisão que determinou a prisão e reafirmou a inocência do casal.
“Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de ambos, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se necessário”, declarou.
Foto: HYTALOSANTOS/INSTAGRAM





